Qual É A Origem Da Igreja Católica?

Drag to rearrange sections
Rich Text Content
Em 867, a Igreja de Constantinopla, dominada pelo imperador bizantino, não reconheceu mais a autoridade da Igreja de Roma, em virtude, principalmente, da independência e do poder que esta havia constituído no continente europeu. Essas heresias e sua aceitação por parte das autoridades cristãs de Constantinopla inseriam-se na necessidade de manter a unidade do Império Bizantino, aceitando a assimilação de características religiosas dos povos asiáticos mais ligados à espiritualidade. Já o movimento dos iconoclastas caracterizava-se pela oposição à adoração de imagens, levando-os a destruírem os ícones religiosos. Afirmavam, dessa forma, uma percepção religiosa de caráter mais espiritual.
  • Cremos que a alma criada por Deus, sobrevive após a separação do corpo e tende a se encontrar com seu criador e receber a recompensa por sua vida, ou a condenação por seus crimes.
  • "Esses fatos, referidos por diversos escritores, não são apoiados por sufi­cientes provas, conquanto pareça que Constantino tirasse partido deles para mandar matar diversos personagens, mesmo entre os seus amigos."
  • Claro, católico jamais esquecerá o que é "Corpo de Cristo", evidentemente, mas é bom poder reler um texto muito bem detalhado sobre esse assunto, fato extremamente importante.


Os méritos, portanto, são todos de Cristo, já que, como diz o Apóstolo (São Paulo) os homens comuns foram prdestinados para a justiça, glória e salvação, desde antes da fundação do mundo, quanto mais a Virgem Maria. https://meulink.has.coffee/yckhpdwc necessidade da santidade em Nossa Senhora (ser maior que os outros Santos, o amor dela por Cristo Nosso Senhor é maior que os deles) se não compreender a importância do Nosso Senhor. Na Igreja católica tudo gira em torno de Nosso Senhor, no protestantismo é em torno da doutrina sola scriptura (nisso não incluo todos as pessoas protestantes, creio que elas o colocam como centro sim caso contrário seria impossível a conversão).

A Igreja Católica


Antes da cisão entre as duas igrejas havia uma unidade entre elas em decorrência da estrutura do Império Romano. Em Roma, localizava-se o papa, exercendo no continente europeu a autoridade máxima, além da existência de duas outras autoridades com o mesmo poder, um patriarca em Alexandria, no Egito, e outro patriarca em Constantinopla. O patriarca de Alexandria perdeu sua importância após a anexação do Egito ao Império Muçulmano. (...) Ao passo que o espírito da legislação civil se fazia cristão, a administração do império permanecia pagã. Como dantes, o soberano, identificado com o Estado, continuou a possuir uma autoridade sem limites que assegurava os seus vícios de uma imensa influência; os maus costumes não deixaram de reinar na corte, teatro de intrigas (...) as crenças evangé­licas foram adulteradas pelo despotismo dos teólogos coroados.


A igreja católica se tornou uma instituição que ditava as regras morais, éticas e costumeiras de todo um país e chegou ao seu ápice de poder quando passou de perseguida a perseguidora com as inquisições (perseguição àqueles que iam contra as doutrinas católicas, os conhecidos como Hereges). E com toda essa mudança no seio, da que era a maior representante do cristianismo no mundo, surgiram algumas ramificações lideradas por aqueles que discordam da postura da igreja romana. Sob a orientação do papa reformador Gregório VII e de seus sucessores, afirmou-se a autoridade legislativa e administrativa da igreja romana nos séculos XII e XIII. Diminuiu a influência dos costumes germânicos, substituídos pelo direito romano, utilizado sob a forma de direito canônico pela instituição eclesiástica. Enquanto ocatolicismoprega e acredita que a Igreja Católica Romana ser a autoridade suprema, ocristianismoabrange todas as igrejas, bem como indivíduos, sem igrejas, como muitos profissionais modernos podem ser os crentes em Cristo, mas não frequentadores da igreja ativos. Ambos os católicos e outros tipos de cristãos vai estudar a Bíblia, ir à igreja, buscar maneiras de introduzir os ensinamentos de Jesus em sua vida, e se envolver em oração.

Cisma Do Oriente E A Divisão Do Catolicismo


Uma decisão que marcou na escolha de uma solução “de dentro”, definindo a autonomia eclesiástica brasileira em relação à Cúria Romana, por optar, exponencialmente, pela arregimentação política dos católicos do país. Ramificação da igreja católica Romana, o protestantismo surgiu através do desejo de Martinho Lutero, monge católico, por uma reforma naquilo que ele acreditava ir contra as escrituras sagradas. Novos reinos foram se consolidando e a igreja passou a ser muito influente, rica proprietária de terras e poderosa.





rich_text    
Drag to rearrange sections
Rich Text Content
rich_text    

Page Comments

No Comments

Add a New Comment:

You must be logged in to make comments on this page.