Aula Sobre A História Da Igreja Católica No Brasil, Pelo Prof Raphael Tonono Fiel Católico

Drag to rearrange sections
Rich Text Content
A arte, música, medicina, educação e estudo religioso judaico floresceram. A população judaica aumentou consideravelmente, prosperou e muitos judeus se tornaram fabulosamente ricos e famosos. Durante a Idade de Ouro a Espanha se tornou o centro mundial de estudos talmúdicos, onde existiram algumas das mais famosas academias rabínicas do mundo. O rabino Abraham Ben Meir Ibn Ezra nasceu em Tudela, Espanha, em 1089, sendo considerado em seu tempo um grande poeta, matemático, gramático, astrônomo, comentarista da Torá e filósofo. Já o rabino Moshe ben Maimôn nasceu em Córdoba, mundo católico , em 1135, e ganhava a vida como um médico, sendo famoso por sua codificação da lei judaica, intitulado Mishne Torá. O rabino Moshe ben Nachman nasceu em 1194 e como Maimôn era um médico respeitado e estudioso, sendo o primeiro a incorporar a cabala, ou misticismo judaico, no ensinamento da Torá.
  • Dentre todos os aspectos, o Vaticano é um Estado espalhado por centenas de outros Estados.
  • Por volta de 1817, um homem vindo das bandas da Comarca das Alagoas (nesta época Alagoas fazia parte de Pernambuco, vindo a ter autonomia administrativa em 1819), chegou ao Povoado do Bonito, em Pernambuco.
  • Voltando a 1654, sabe-se que uma parcela substancial de judeus que viviam no Nordeste do país escolheu se esconder no interior, no sertão, misturando-se entre os moradores locais.
  • O conflito com as ideias do positivismo foi tênue e já nos primórdios do século XX a igreja-mãe estava casada com o estado-pai (p. 33).
  • A reconquista de toda a região foi considerada como uma obrigação sagrada para os cristãos.
  • Desejoso de que os cristãos de sua pátria tivessem acesso às fontes religiosas da fé, traduziu a Bíblia para o alemão.

O grupo de militantes da Ação Católica partia do pressuposto de que existiria um déficit de catolicidade na configuração social e até entre os membros da igreja. Encampavam, então, a tarefa de cristianizar todas as instituições sociais, gerando um novo tipo de patriotismo católico em um contexto de fortes conflitos ideológicos. A comprovação dessa habilidade de produzir um novo consenso nacionalista foi o apoio dado ao vitorioso movimento golpista de 1943, com a posterior incorporação de muitos membros do laicato católico no aparato estatal.

Como Os Papas Influenciaram A História Da Civilização?




Para o historiador Padre Júlio Maria Lombaerde, os legisladores republicanos cometeram um grande erro ao secularizar o regime político e transformar a separação entre Estado e Igreja em indiferença religiosa. As tradições e os símbolos que ergueram a nação brasileira eram descartados. A queda da monarquia marca o início do período republicano e uma era de liberdade para a Igreja Católica no Brasil. Neste momento, o Estado rompe os laços com a Igreja e deixa de tê-la como religião oficial. Como descrito, o imperador tinha o poder de sancionar ou não as bulas papais.


leitura do dia evangelica hereges eram perseguidas e muitas foram jogadas em fogueiras. De acordo com informações do Vaticano, no mundo todo já há cerca de 1,23 bilhão de católicos , sendo que a maior parte deles se concentra no continente americano, onde estão mais de 60% das pessoas que seguem essa religião. Já na Ásia, por outro lado, essa mesma contagem apontava que viviam menos de 3,5% de todos os católicos. O Brasil e o México são os países com maior número de indivíduos que se declaram católicos. A Rede de Pesquisa Interinstitucional e Internacional História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo foi formada em 2015, após debates prévios iniciados entre seus fundadores, os historiadores Cândido Rodrigues, Gizele Zanotto, Renato Amado Peixoto e Rodrigo Coppe Caldeira.

O Resultado Das Eleições No Brasil E A Posição Do Católico


Em 2007, reuniu o resultado de seus estudos para escrever o livro Marrane! A obra não é apenas uma emocionante viagem à Cuba da juventude do autor, mas também um interessante relato sobre a trajetória de uma família marrana que se refugiou no Novo Mundo para fugir da Inquisição. Em busca das origens, o autor se debruçou sobre sua árvore genealógica e retrocedeu no tempo até chegar a doña Asunción, judia sefardita que foi obrigada a dissimular sua religião na Espanha do século XV. Também durante este período a peste negra assolou a Europa, matando como um em cada quatro pessoas, mas a população judaica foi muito menos atingida e, talvez por causa de uma melhor higiene, relativamente poucos judeus morreram por causa da praga.





rich_text    
Drag to rearrange sections
Rich Text Content
rich_text    

Page Comments

No Comments

Add a New Comment:

You must be logged in to make comments on this page.