Paciente Ou Cliente: Qual É A Relação Entre Os Conceitos? Eleve

Drag to rearrange sections
Rich Text Content
Ele deve se inserir de modo sistemático na rede de assistência ambulatorial, como referência do médico de família e comunidade para os pacientes com problemas sistêmicos cuja complexidade, especialmente a biológica, vai além dos objetivos da Atenção Primária. Dessa forma, ele contribuirá para a redução da fragmentação da pessoa e uso excessivo de tecnologia. Nesse processo ressalta-se a importância do clínico na rede de apoio à distância, como na telessaúde. A Medicina de Família e Comunidade teve as primeiras residências na década de 1970, inicialmente com o nome de "Medicina Geral".


  • O termo generalista ou GP remete à ideia de formação mais geral, não necessariamente sem especialização.
  • Isso é possível desde que não haja indicação de tratamento cirúrgico, como mencionado anteriormente.
  • O médico de família para ser denominado como tal deve fazer uma residência médica e/ou prestar uma prova de titulação na especialidade.
  • Normalmente, são os generalistas que realizam diagnósticos, interpretam exames e prescrevem tratamentos.
  • Além disso, a insatisfação com o Sistema Único de Saúde , levou muitas pessoas a recorrerem as clínicas populares.

Sabia que iria carregá-la até que morresse, mas isso não me assustava, não me incomodava, nem estava me causando uma insuportável sobrecarga. Sabia que precisava fazer isso até que morresse e então eu poderia prosseguir. No final de 2001, ressubmeti o texto, mas dois dos três comentadores, em meados de 2002, mantiveram a opinião de que o material clínico não oferecia uma adequada conexão com o conceito de continente somatoforme. O editor sugeriu novamente que poderia utilizar outro material clínico, se quisesse. ver detalhes , nessa época, era fundamental manter na íntegra e com alguma minúcia o trabalho clínico que estimulou o conceito que tentava teorizar.

Dr Paulo Emídio


A clínica ampliada é entendida, então, como a "transformação da atenção individual e coletiva, de forma que possibilite que outros aspectos do Sujeito, que não apenas o biológico, possam ser compreendidos e trabalhados pelos profissionais"5. Os objetivos da clínica ampliada visam à produção de saúde nos distintos meios curativos, preventivos, de reabilitação e cuidados paliativos, como também à ampliação do grau de autonomia do usuário, família e da comunidade6,7. A clínica pode ser composta por médicos, onde se tem o conceito de clínica médica, ou por diversos outros profissionais que tem como objetivo o cuidado da saúde, esta última denomina-se clínica interdiciplinar.

Clínica Médica: Como A Telemedicina Ajuda Essa Especialidade


A prática médica ou conduta médica é a maneira como o profissional de saúde faz seu trabalho ou se porta durante o serviço. Entre os processos que podem ser automatizados, podemos citar a emissão de receitas médicas, o agendamento e o cancelamento de consultas e até o próprio atendimento médico. Sendo assim, a atualização de seus conhecimentos médicos é uma prática que deve ser constante na vida do profissional.

É importante entender que cada paciente é único e pode apresentar suas particularidades clínicas. Dessa forma, uma história clínica nunca vai seguir totalmente um mesmo padrão. Além do histórico do próprio paciente, devem ser analisadas as informações do histórico de saúde da família, para poder avaliar se há a possibilidade de alguma doença hereditária e genética. Além disso, o médico poderá verificar se o paciente estava bem, se passou ou passa por alguma doença, se foi recentemente internado ou fez alguma cirurgia nos últimos tempos.



rich_text    
Drag to rearrange sections
Rich Text Content
rich_text    

Page Comments

No Comments

Add a New Comment:

You must be logged in to make comments on this page.