Cárie em dente de leite: como surge, quais são os riscos e tratamento Blog Dentalclean

Drag to rearrange sections
Rich Text Content
“Se houver mudanças na alimentação e na higiene, é possível paralisar a doença”, diz Fausto Mendes, odontopediatra da Universidade de São Paulo (USP). Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo. Um dos maiores erros relacionados a cuidados dentários que uma pessoa pode cometer é ir ao dentista apenas em caso de emergência. Isso faz com que problemas que poderiam ser remediados com facilidade se agravem, o que pode ter consequências graves.

Por isso, não se esqueça, escove os dentes sempre depois de qualquer lanche, almoço ou jantar. Por ser um antisséptico natural, o alho melhora quadros de dor no dente e combate o acúmulo de placa bacteriana na boca. A cárie é uma infecção no dente provocada pelo acúmulo de placa bacteriana. A dentista explica que seu primeiro sintoma é uma mancha branca na superfície do dente. Com o tempo, ela vai escurecendo até se tornar o característico “pontinho” preto. https://bit.ly/44Yw0Kj desde aplicação de flúor e acompanhamento a restauração, popularmente conhecida como obturação”, comenta.

Posso Cuidar Das Cáries Em Casa?


Isso além, claro, do uso do fio dental para tirar os resíduos entre os dentes e que podem estar impactados na gengiva. Com o procedimento, o dentista, sempre após a aplicação de anestesia local, irá realizar a retirada da polpa e raiz e, após a limpeza dos canais, irá seguir com a restauração. No caso de cárie na polpa do dente, a indicação será fazer uma restauração. Nesse procedimento, o dentista irá remover a parte desgastada do dente através de um instrumento.

Cuidar de manter uma higiene bucal adequada é essencial para eliminar a placa bacteriana que causa as cáries. A escovação frequente e bem executada, o uso de fio dental e de cremes dentais com flúor ajudam a limpar dentes, gengivas e língua adequadamente. Basta fazer uma boa higiene bucal, com a escovação do jeito certo e o uso diário do fio dental. Complemente os cuidados caseiros com as consultas odontológicas, para receber instruções de como cuidar melhor dos seus dentes, evitando as cáries e outros problemas bucais.

Nos Eua, Consumidores Dão Preferência Ao Sabonete Líquido E Isso Pode Representar Problemas Ambie


Esse processo acaba resultando na liberação de ácidos na cavidade bucal, o que acaba resultando nos mesmos sintomas da cárie convencional. Além disso, esse problema mostra que devemos cuidar da saúde dos dentes desde antes deles nascerem. Isso significa que esse conjunto de bactérias acaba afetando os dentes inclusive os que ainda não nasceram e se encontram dentro da gengiva, e desse modo acaba surgindo a cárie de mamadeira. Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
  • Fique atento a essas informações e compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares que também precisam proteger a saúde bucal dos pequenos.
  • Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.
  • ”O quadro representa um desequilíbrio de vários fatores que envolvem acúmulo de placa bacteriana nos tecidos dentais, dieta rica em açúcar e carboidratos e o pH da saliva”, explica a dentista.
  • Por isso, vamos entender como elas surgem em nossos dentes e podem se proliferar a cada dia que passa.
  • Lembrando que essa especialidade reúne uma clínica integrada, por que a gente atua tanto na cirurgia, no tratamento de canal, quanto nas restaurações e na prevenção”.

O que piora a cárie?

Alguns alimentos ricos em carboidratos, principalmente os que contêm amido, como batata, pão, feijão-branco, macarrão e cereais ficam mais facilmente nos dentes, o que aumenta as chances de desenvolver bactérias e o surgimento de cáries.

rich_text    
Drag to rearrange sections
Rich Text Content
rich_text    

Page Comments

No Comments

Add a New Comment:

You must be logged in to make comments on this page.