Residência Clínica Médica: Como Funciona, Atuação E Salário

Drag to rearrange sections
Rich Text Content
O médico pode dietoterapica exames para complementar a consulta, tais como exame de sangue ou teste alérgico para diagnosticar alergias a alimentos, insetos, poeira ou mofo. O obstetra é o médico responsável por acompanhar sua paciente durante a gestação, parto e pós-parto. Ele é especializado em cuidar do desenvolvimento do feto e dar assistência à mulher na gravidez, sendo também o responsável pelo pré-natal da gestante. Não necessariamente porque esteja doente, mas, para prevenir doenças, melhorar sua saúde, qualidade de vida ou até mesmo sua aparência. leite tabela nutricional , o profissional pode orientá-lo sobre os exames de check-up adequados para a sua faixa etária e condição de saúde, além de poder analisar possíveis doenças crônicas, com base em seu histórico familiar e médico. O médico desta especialidade está apto a resolver a maioria das enfermidades e é o profissional mais indicado para gerenciar a saúde do paciente, indicando o especialista mais adequado, quando for necessário.

  • Além disso, de maneira geral, médicos especialistas são mais remunerados e reconhecidos.
  • A Organização Mundial de Saúde define o conceito de saúde como algo quevai além da ausência de doenças.Uma pessoa saudável, portanto, é aquela que se encontra em pleno bem-estar físico, mental e social.
  • Ele também pode ser plantonista e atuar em ambulatório/consultório, já que engloba a atenção primária e lida com uma quantidade considerável de doenças agudas e crônicas.
  • Então, o paciente irá até ele para descobrir o que está causando sua enfermidade e como achar um tratamento eficiente para ela.

O ortopedista é outro profissional bastante requisitado e bem remunerado. A boa remuneração se deve à complexidade de muitos tratamentos e também a sua duração, pois muitos pacientes precisam ser acompanhados por meses ou até anos, dependendo da gravidade do problema. Mas os dermatologistas podem atuar, ainda, no tratamento de diferentes doenças de pele, que têm se tornado mais comuns nos últimos anos. Problemas como a má alimentação, a maior exposição ao sol e o envelhecimento precoce podem ter graves consequências na pele, exigindo um cuidado especializado. Portanto, de modo geral, a tecnologia tem contribuído para que as áreas da medicina sejam cada vez mais especializadas.

Rotina Do Clínico Médico


Embora seja um pouco discriminada pelos outros especialistas e até pelo próprio profissional da área, a clínica médica é uma especialidade de extrema importância porque é através dela que o paciente tem o seu primeiro diagnóstico. GINECOLOGIA E OBSTÉTRICIA A ginecologia é a especialidade médica que abrange a prevenção e tratamento da saúde do aparelho reprodutor feminino e as mamas. CIRURGIA GERAL/GASTROENTEROLOGIA A cirurgia geral é uma especialidade médica que abrange o estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgico. CARDIOLOGIA A cardiologia é a especialidade médica que abrange o diagnóstico e tratamento das doenças que prejudicam o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório, como os grandes vasos. O especialista da clínica médica pode atuar em hospitais e em consultórios, bem como fazer atendimentos de urgência, solicitar exames de prevenção, examinar e fazer o diagnóstico.

Diversos Convênios



A cada dia são desenvolvidas novas técnicas que melhoram a aparência dos pacientes, sendo menos invasivas e mais seguras. O neurocirurgião pode atuar em hospitais e clínicas particulares e públicas. Atende casos relacionados ao sistema nervoso, como câncer, traumas na cabeça e na coluna, e na reparação de danos nos nervos e na região da medula. A neurocirurgia tem uma alta demanda e ainda conta com poucos profissionais. Além disso, é bem remunerado por realizar procedimentos de alta complexidade e grande risco para os pacientes. Diferentes fatores podem influenciar na escolha por uma das áreas da medicina.

É responsável também por cuidar da obesidade, diabetes e problemas da tireoide. É a especialidade que estuda as doenças do coração e também do aparelho cardiovascular, como hipertensão arterial sistêmica, arritmias. Um autodiagnóstico equivocado pode contribuir para o agravamento da doença e gerar novas complicações para a sua saúde. “Com isso, a gente evita internações ou o encaminhamento para outro especialista, o que pode acabar sendo mais caro para o próprio paciente e para o sistema de saúde. Também diminui os riscos que ele corre dentro do hospital por estar sujeito à exposição a micro-organismos resistentes”, avalia o dr. Fleury Johnson. Já aconteceu de você passar por vários médicos, sair com uma lista enorme de remédios e, mesmo assim, não conseguir tratar o seu problema?

rich_text    
Drag to rearrange sections
Rich Text Content
rich_text    

Page Comments

No Comments

Add a New Comment:

You must be logged in to make comments on this page.